segunda-feira, 5 de abril de 2010

Carvão ou Diamante


Sou secretária do Clube de Desbravadores Capital dos Minérios. O clube recebeu esse nome porque nossa cidade é conhecida como Capital dos Minérios po sua rica concentração de minerais.
Como símbolo do nosso clube foi escolhido um mineral, o diamante.
Essa escolha não foi feita simplesmente por ser um mineral bonito e sim por outras características que ele possui, das quais citarei algumas:
  • dizem os especialistas que não existem dois diamantes iguais. Cada um é único e exclusivo, com suas características próprias;
  • em um clube não existem dois desbravadores iguais, cada um também é único, com seus sonhos, seus desejos e seu jeito de ser;
  • o diamante possui depressões triangulares sobre suas faces;
  • o clube de desbravador tem como símbolo, um triângulo que representa o desenvolvimento físico, mental e espiritual do desbravador, seu amor à Deus, à Pátria e ao semelhante, além da presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo na vida de cada desbravador;
  • um diamante passa por diversos processos até chegar à forma na qual costumamos vê-los em jóias. É preciso lapidá-lo para que adquira o brilho intenso tão característico;
  • no clube, os desbravadores também passam por um processo minuncioso de lapidação, através do cumprimento das especialidades, das classes sendo estas divididas em habilidades domésticas, artes e habilidades manuais, atividades missionárias, atividades profissionais, estudos da natureza, atividades agrícolas afins, ciência e saúde e atividades recreativas, para que possam refletir seu brilho por completo para o mundo.

    Porém, como o diamante, também existe uma outra substância formada de carbono puro: o carvão.
  • Então por que não escolher o carvão como símbolo do clube?
  • O carvão tem uma estrutura frágil, com os átomos ligados de forma um tanto distante uns dos outros, cuja superfície tem a capacidade de absorver toda a luz que sobre ele incide, tornando-a escura, o que lhe confere a cor negra. No entanto, o diamante possui uma estrutura molecular extremamente densa, que o torna um dos mais duros elementos da natureza, devido a anos de submissão a altas temperaturas e pressão. Ele reflete praticamente toda a luz que incide sobre sua superfície, chegando a "brilhar no escuro".

E o que Jesus nos fala sobre isso?

"De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; qum me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida"(João 8:12).

"Vós sois a luz do mundo..."(Mateus 5:14).

Será que o desbravador, ou melhor, nós devemos ter por símbolo o carvão, que absorve toda a luz, porém reflete escuridão, ou um diamante, que multiplica a luz recebida?

Que Deus nos abençoe para que possamos ser diamantes nesse mundo de trevas.



Meire Ivonete

Secretária do Clube de Desbravadores Capital dos Minérios

Nenhum comentário:

Postar um comentário